0 SATED São Paulo e SATED Sorocaba e região realizam a I Semana do Artista

 

 

I SEMANA DO ARTISTA

 

O SATED Sorocaba acaba de criar um evento que pretende ser anual que é a Semana do Artista. Essa semana consistirá basicamente de apresentações teatrais de grupos locais e convidados. Acontecerá na Usina Cultural de 18 de agosto a 25 de agosto, aproveitando duas datas importantes para a categoria que é o dia do Ator (19 de agosto) e dia do Artista (24 de agosto). O Dia do Ator no Brasil é o 19 de agosto Data não conhecida por muitos, mas importante, pois a cada dia, mais e mais pessoas se dedicam a essa arte.

 

Já o dia 24 de agosto foi escolhido para homenagear os artistas em geral, essas pessoas que fazem de pequenos gestos um modo de vida.

 

Para essa primeira semana já temos firmada parceria com a Secretaria Estadual de Cultural, através da Oficina Grande Otelo e Prefeitura Municipal de Sorocaba, através da Secretaria da Cultura. Para as próximas edições pretendemos ampliar as parcerias com outras instituições culturais da cidade, o que permitirá que nas edições futuras a semana possa acontecer concomitantemente em dois ou três locais ao mesmo tempo o que irá fomentar muito mais o teatro e as atividades de nossos representados.

 

O SATED acredita que também é sua função além de representar a classe fomentar as manifestações artísticas de seus representados, tanto que já planeja criar um local especifico para ser usado basicamente para apresentações teatrais o que também irá contribuir para uma maior expansão de nossos grupos, que há tempos se ressentem com a falta de maiores opções de espaços tanto para apresentações como para ensaios. Alguns locais já estão sendo visitados visando à criação desse espaço. Muito provavelmente para os próximos anos já consigamos oferecer mais essa opção para os artistas da cidade e o publico de Sorocaba.

 

A semana vem assim como uma primeira mostra de espetáculos teatrais e workshop, mas não para por ai. O SATED Sorocaba prepara outro evento também com a determinação de ser anual que será o I Encontro Regional de Palhaços, aproveitando o mote de outra efeméride da categoria que é o dia 10 de dezembro, dia do Palhaço. Já estamos firmando parcerias para a realização de mais este evento que também queremos transformar em um encontro anual. Pretendemos organizar um evento que possa trazer à Sorocaba palhaços de varias regiões para apresentações, debates, trocas de informações, questões trabalhistas, capacitação e fórum de discussão.

 

É importante que se diga também que esses eventos todos foram elaborados pelo SATED Sorocaba com todo apoio técnico e financeiro do SATED São Paulo.

 

Para este primeiro evento que é a Semana do Artista teremos a seguinte programação:

 

Programação:


Dia 18 Parodiar e Gostar – Grupo Entreatus


Dia 19 A Terceira Margem do Rio – Em-Companhia de um Homem Só


Dia 20 Workshop a tarde (Grande Otelo com Paulo Pompéia\) / Apresentação Show Solo á noite (Grande Otelo – com Paulo Pompéia)


Dia 21 O Palhaço no Meio da Rua – Trupe Koskowisky


Dia 22 O Ébrio – Circo Teatro Guaraciaba


Dia 23 Desejos Ridículos – Grupo Barracão da Vó


Dia 24 Ditinho Curadô – Nativos Terra Rasgada


Dia 25 Tem Saci no meu Quintal – Grupo Saramuná de Teatro


No dia 20, segunda-feira, teremos em parceria com a Oficina Cultural Grande Otelo, um workshop as 15h00 com Paulo Pompéia, onde será trabalhado a voz para o ator e a noite uma apresentação solo as 20h00 com o mesmo artista. Paulo Pompéia é um artista múltiplo. Ator, diretor teatral, instrumentista. Iniciou sua carreira no Circo Garcia e Circo Oito Irmãos Mello, participou de mais de 30 peças entre elas: O Beijo no Asfalto, Robinson Crusoé, O Homem que Calculava, Laços Eternos.Na TV atuou em Perigosas Peruas, O Mapa da Mina, Malhação (Globo) Brasileiras e Brasileiros(SBT) Castelo Ratimbum (Cultura) Telecurso 2000, Turma do Gueto entre outros trabalhos. Atualmente é dos responsáveis pelo Núcleo de novelas das 19h00 da rede Globo Rio. Atualmente é um dos diretores do SATED São Paulo e nos honra com sua participação na I Semana do Artista.

 

Diretoria Executiva

Presidente: Ligia de Paula

Secretário Geral: Celso Curi

Administrativo/Financeiro: Renato Di Renzo

Diretores

Yara Santiago

Paulo Pompéia

Claudia Alonso

Ricardo Vasconcelos

Berta Zemmel

José Mojica

Clery Cunha

Sidney Abbud

Joaquim Lopes

Douglas Franco

 

Sated/Sorocaba

Mário Pérsico

 

Sated/Tietê

Luiz Sandei

 

 

 

 

Deixe um comentário