Seminário PANARTES FIA-LA

 

Prezados Colegas Sindicais,

 

Entre os dias 30/11 e 03 de Dezembro, os Sindicatos Brasileiros de Radialistas, Artistas e Técnicos de Artes Cênicas, Cinema e Radio e TV, membros da Federação Internacional de Artistas da América Latina (FIA-LA) e Federação Pan-Americana de Arte, Mídia e Entretenimento (PANARTES) realizaram em Buenos Aires/Argentina, uma reunião para discutir temas como: Saúde, Segurança no Trabalho e Previdência Social; Cooperação Internacional; Igualdade de Oportunidades (Gênero, Idade e Etnia).

 

Entre os painéis:

• Condições de Trabalho no Audiovisual;

• Saúde e Previdência Social;

• Discriminação no Trabalho;

• Desenvolvimento e Fortalecimento Sindical.

• Legislação Comparada.

 

Entre as resoluções:

– Site da FIA-LA (finalização);

– A assinatura do Convênio PANARTES-FIA LA para a criação do Sistema Regional de Apoio ao Trabalhador, com o objetivo de garantir o respeito aos seus direitos laborais e a proteção de suas necessidades básicas;

– As eleições da nova diretoria;

– A criação de grupos de trabalho;

– Regimento Interno.

 

Nas eleições da Diretoria da FIA LA o cargo da presidência ficou com a Argentina. O Brasil, representado pelo SATED ES (Verônica Gomes), foi eleito Secretário Geral. O SATED CE e o SINDCINE integram a comissão de trabalhos que irá discutir sobre o Intercâmbio Internacional de Artistas e Técnicos na América Latina.

 

Os sindicatos receberam cartas de apoio, assinada pelos países membros da Federação Internacional de Atores da América Latina – FIA LA, em favor de suas ações de valorização da categoria, cumprimento da legislação profissional, incentivo à formação, liberdade de expressão e garantia dos direitos trabalhistas e de propriedade intelectual.

 

A Associação Argentina de Atores foi anfitriã deste encontro, que reuniu representantes sindicais de diversos países. O Brasil esteve representado pelos SATEDs (CE,ES, MG e SP), SINDCINE e FITERJ (Federação Interestadual de Trabalhadores de Empresas de Radiodifusão e Televisão). Representando os SATEDs: Oscar Roney (SATED CE); Verônica Gomes (SATED ES); Magdalena Rodrigues (SATED MG); Lígia de Paula e Camila Oliveira (SATED SP).

 

O Brasil sediará o próximo encontro, que acontecerá em São Paulo, em abril/2013 (data a definir). O SATED/SP nos enviará em breve todas as informações necessárias. E Verônica Gomes nos informará sobre o site da FIA LA.

 

Sucesso a todos!

E Grande Abraço!

 

Atenciosamente,

Oscar Roney – 85 8730-0465

SATED CE – Presidente

Deixe um comentário