OCUPAÇÃO CASARÃO DA VILA GUILHERME – SÃO PAULO

DIA 29/04/2014 – 3ª feira às 19:30 tem Assembléia . Todo apoio é bem-vindo.
LOCALIZADO NA PRAÇA OSCAR SILVA, 111 – VILA GUILHERME.

NOTA A IMPRENSA

PORQUE OCUPAMOS O CASARÃO DA VILA GUILHERME NA NOITE DE 25 DE ABRIL DE 2014.

NA NOITE DESTA SEXTA FEIRA REPRESENTANTES DE MOVIMENTOS CULTURAIS E POPULARES, ARTISTAS GRUPOS DE JOVENS E ENTIDADES DO POVO DA REGIÃO DE VILA GUILHERME – VILA MARIA OCUPARAM UM PRÉDIO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO LOCALIZADO NA PRAÇA OSCAR SILVA, 111 EM VILA GUILHERME.
TRATA-SE DE UM IMÓVEL COM MAIS DE 3 MIL M2 DE TERRENO, COM UMA ANTIGA CONSTRUÇÃO DE 1927 TOMBADA PELO PATRÍMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO. ESSE PATRIMÔNIO DO POVO ESTÁ FECHADO, SE DETERIORANDO A MAIS DE 9 ANOS!


DESDE O ANO PASSADO DEZENAS DE MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES POPULARES DA REGIÃO INICIARAM UMA MOBILIZAÇÃO UNIFACADA EM DIREÇÃO A PREFEITURA PARA QUE O PRÉDIO SE TRANSFORMASSE NUM CENTRO CULTURAL PÚBLICO ONDE A JUVENTUDE E O POVO DA REGIÃO POSSAM DESENVOLVER SUAS POTENCIALIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS. QUE SE TRANSFORME NUM ESPAÇO DE DEBATES E ABRIGO PARA AS ORGANIZAÇÕES POPULARES.
AS VITÓRIAS FORAM SENDO CONQUISTADAS: A SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO CONCORDOU COM AS PROPOSTAS; UMA VISTORIA TÉCNICA NO PRÉDIO FOI EFETUADA; A PREFEITURA COLOCOU EM SEU PLANO DE METAS A CONSTITUIÇÃO DO CENTRO CULTURAL PARA ESTE ANO DE 2014.
CONTUDO, ATÉ O MOMENTO, NÃO FOI OFICIALMENTE INFORMADA A DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA O PROJETO E, SURPREENDENTEMENTE, SEM QUALQUER COMUNICAÇÃO A NOSSAS ORGANIZAÇÕES, TOMAMOS CONHECIMENTO QUE O SECRETÁRIO DE SUBPREFEITURAS (VILA MARIA/VILA GUILHERME) QUE DETÉM O CONTROLE ADMINISTRATIVO DO IMÓVEL, PUBLICOU UM EDITAL ABRINDO UMA PPP – PARCERIA PÚBLICA E PRIVADA PARA O USO DO IMÓVEL.
NÓS NÃO ACEITAMOS! NÃO ADMITIMOS A PRIVATIZAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO. DESDE O PRIMEIRO MOMENTO NAS NEGOCIAÇÕES COM A PREFEITURA DEIXAMOS CLARO QUE NOSSO CENTRO CULTURAL DEVE SER PÚBLICO, COM VERBAS PÚBLICAS E GESTÃO PÚBLICA. NOSSA CONQUISTA DEVE SER PERENE E GARANTIDA PELO MUNICÍPIO COM O DEVIDO CONTROLE JURÍDICO PÚBLICO E GESTÃO E ORÇAMENTO.
ESPERAMOS QUE O PREFEITO FERNANDO HADDAD, QUE CONHECE ESTE PRÉDIO, SE DISPONHA A NOS RECEBER PARA RETIRAR ESSE EDITAL DE PPP E RETOME CONOSCO O CONOGRAMA DE CRIAÇÃO DO NOSSO CENTRO CULTURAL VILA GUILHERME.
NESSE PERÍODO ESTAREMOS NESTA OCUPAÇÃO PACÍFIICA, DESENVOLVENDO ARTE, APRESENTAÇÕES E SARAUS DE NOSSOS GRUPOS DE CULTURA, MÚSICA, POESIA E TEATRO.
VAMOS CUIDAR DE NOSSO PATRIMÔNIO MANTENDO SIMBOLICAMENTE ESTE ESPAÇO ABERTO PARA O POVO DA REGIÃO QUE É SEU LEGÍTIMO PROPRIETÁRIO.

VENHA LUTAR PELO NOSSO ESPAÇO CULTURAL VILA GUILHERME.

Deixe uma resposta