NOTA REFERENTE AO GOLPE DA AGENCIA DE MODELOS

É bastante comum pessoas serem abordadas em diversos locais da cidade, por pessoas se intitulado “bookers” de agências famosas, com o intuito de convida-las para se tornarem atores, manequins e modelos e, dessa forma devem participar de cursos, sessão de fotografia e etc. Esse convite gera expectativas nas pessoas de se tornarem famosas e que acabam caindo no golpe. Após o contato com os golpistas, as vitimas são obrigadas a preencher um formulário para cadastro com seus dados pessoais e, decorridos alguns dias as vitimas são contatadas com a informação de que foram aprovadas para o trabalho e para isso devem assinar o contrato e realizar o pagamento da quantia que varia entre R$ 2.000,00 à R$ 5.000,00, referente às despesas de agenciamento e custeio do contrato.

 

Recentemente foi desmantelada uma quadrilha que atuava em diversas cidades como: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro dentre outras. Parte da quadrilha foi presa na cidade de João Pessoa-PB e segundo o Delegado responsável pelo caso, a quadrilha publicava anúncios nas redes sociais alegando fazer parte da agencia “Invite” requisitando pessoas entre 1 a 30 anos para atuarem como modelos.

 

O Sated/SP salienta que a profissão de modelos é uma profissão regulamentada pela Lei 6.533/78, onde foram estabelecidos os direitos e deveres da profissão. Ainda, o exercício da profissão de Modelo exige o Registro Profissional junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, conforme preceitua o artigo 6º da referida Lei.

 

Essa ação da polícia do Estado da Paraíba e Policia Civil do Estado de São Paulo veio contribuir com a ação fiscalizadora do Sated/SP que sempre tem defendido e preservado os interesses da categoria.

 

Assim, vamos continuar atuando e criminalizando os autores deste golpe de enganar e extorquir dinheiro das pessoas.

 

Qualquer informações, busquem o Sated/SP: fiscalizacao@satedsp.org.br / fiscalinterior@satedsp.org.br.

 

Atenciosamente.

LIGIA DE PAULA SOUZA
Presidente Sated/SP

 


Deixe um comentário