4º Encontro de Cidadania Artística – Dia 12 de dezembro às 15h30

4° ENCONTRO DE CIDADANIA ARTÍSTICA

Formação Política para Jovens Artistas

Tema: Ocupações Culturais em Espaços Públicos – A Força da Arte quando Artistas se Encontram

 

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a cidade de São Paulo tem cerca de 400 mil imóveis ociosos, entre casas e edifícios. E não são apenas os movimentos por moradia que lutam pela revitalização desses espaços vazios. Sem espaços adequados para trabalhar e sem condições de pagar os altos aluguéis da cidade, diversos coletivos de artistas ocupam imóveis para criar espaços de produção artística. A ideia é levar diferentes manifestações culturais, dar vida a lugares públicos e resgatar o verdadeiro sentido de pertencimento desses espaços. Por trás desses eventos há muitos jovens, produtores independentes, artistas e militantes políticos e culturais. Todos movidos por um ideal que os une. E é dessa união que nascem as ocupações culturais.

Buscamos sempre estar em constante sintonia com todos os tipos de manifestações artísticas e culturais que vão para as ruas e quebram todas as regras existentes. Se o espaço é público tem que ser ocupado. Mas não é qualquer ocupação, temos que resgatar a tradição da resistência cultural. A dificuldade em ocupar as ruas e praças e de se enxergar como fazedores de cultura é perceptível nos dias de hoje. Esses espaços nos pertencem, temos que usar esses ambientes para compartilhar nossas vivências e os saberes populares. Essa é a melhor maneira de superar as opressões que sofremos diariamente.

Portanto, nós unimos diversos grupos artísticos da cidade de São Paulo em um dia inteiro de atrações culturais, no intuito de abrir o ponto de vista da população e dos próprios artistas, para que a próxima vez que estiverem passando pelas ruas e ouvirem uma música, uma batucada, a voz de um/a ator/atriz em cena ou o trecho de uma poesia, parem e participem.
A CIDADE É NOSSA, OCUPE-A!

PROGRAMAÇÃO:

O evento conta com uma abertura cheia de charme com artistas circenses e seus números surpreendentes, o Núcleo “Texto e Cena” oriundo da Escola Livre de Teatro de Santo André fazendo uma intervenção artística, o Baque Minas de Resistência de Diadema com uma apresentação de Maracatu, a Tribo Indígena Kariri Xocó com uma dinâmica nativa, o grupo de dança afro periférica “Fragmento Urbano” que vem direto de Guaianases apresentar o espetáculo “ENCRUZILHADA”, e o artista Aquino Supertramp que vai grafitar durante toda a tarde do evento. Teremos também um espaço de Doação de Livros que estará exposto para quem tiver interesse, junto com uma exposição de artefatos e artesanatos da tribo Kariri Xocó e zines de artistas independentes. Além disso, o Espaço de Livre Expressão Artística estará aberto para participantes do evento que quiserem expor sua arte e experiências. A Deputada Estadual feminista e defensora dos direitos humanos do PSOL, Isa Penna, também se fará presente no evento, a fim de participar conosco e explicitar em sua fala a importância de espaços de resistência e a união de artistas nas produções culturais da cidade. Sem esquecer da roda de conversa com 4 convidadxs especiais, com o intuito de discorrer sobre suas experiências em paralelo ao tema do evento: Douglas Estevam, Douglas Iesus, Fernanda Azevedo e Anelise Mayumi. Conduzindo a conversa sempre na direção da liberdade de expressão e da diversidade de pensamentos e vivências, para que o encontro abarque vários pontos de vista sobre o tema em questão.

 

Dia: 12 de Dezembro de 2019

Horário: das 15h30 às 22h00

Local: Casa Marielle Franco (Al. Barão de Limeira, 490, Campos Elíseos)