Propostas do Sated-SP para o setor de audiovisual

SIM, NOS TEMOS PROPOSTAS! O setor do audiovisual está se movendo para elaborar um protocolo para a volta de funcionamento do setor, e louvável. No entanto especialistas nos dizem que nem atingimos o pico da pandemia no Brasil e o prefeito Bruno Covas já adiantou que a data de retorno prevista para 11 de maio será prorrogada. No setor do audiovisual nesse momento vivemos um enxurrada de selfie teste sem cachê teste fazendo com que a exploração dos atores, atrizes e modelos seja ainda mais ampliada, ao invés de reduzida como o momento exige.
O próprio valor do cachê teste não tem reajuste a mais de 10 anos e as produtoras tem substituído os artistas por PESSOAS REAIS numa escala muito maior do que vinha sendo, o que atingiu o ápice no período imediatamente anterior a pandermia.
Se o setor do audiovisual quer discutir estas questões, nos também queremos e temos três propostas:
1. Pagamento de cachê teste para o selfie teste
2. Reajuste do cachê teste presencial segundo a inflação, chegando a pelo menos R$ 120,00.
3. Taxar as utilização de pessoas reais em pelo menos 50 por cento. Esses recursos deverão ser destinados ao Fundo Social do Sindicato que serve da ajuda emergencial dos trabalhadores para momento como esse por exemplo.
Sem discutirmos essas três propostas parece-nos um pouco leviano falar em retorno das atividades do setor no momento em que xs artistas estão trabalhando em casa sem receber.